PROCEDIMENTOS PARA SOLICITAÇÃO DE REGISTRO


O registro pode ser solicitado pelo autor da obra visual ou por representantes legais do requerente.  Caso o autor deseje ceder os direitos patrimoniais, acesse a página "Registro com Cessão". A seguir os procedimentos, as indicações do que deve conter em cada solicitação de registro e orientações importantes sobre cada documento.


1. PROCEDIMENTOS INICIAIS

As solicitações de registro, a partir de 01 de fevereiro de 2022, serão recebidas exclusivamente por correio eletrônico, não sendo mais necessário o envio da documentação física para nossa caixa postal. Para tanto, faz-se importante seguir obrigatoriamente as diretrizes elencadas nesta página.



2. O QUE DEVE CONTER O PEDIDO?

a) Requerimento devidamente preenchido; 

b) Comprovante original do pagamento;

c) Cópia da identidade do(s) autor(es);

d) Duas reproduções idênticas da obra visual, sendo:

  a primeira reprodução disposta em papel A4, legível e assinada pelo(s) autor(es), com reconhecimento de firma em cartório da assinatura do(s) autor(es) ;

a segunda reprodução, sem assinatura, com melhor qualidade de imagem, para inserção desta no certificado de registro.

f) Em caso de solicitação realizada por representante(s) legal(is), o pedido de registro deve também conter uma procuração original (ou cópia autenticada em cartório) com reconhecimento de firma da assinatura do(s) autor(es) (ou assinatura digital, certificada pela ICP Brasil) e indicação de prazo de validade da mesma.  



2.1 | REQUERIMENTO

Requerimento para download:  WORDPDF


2.2 | COMPROVANTE DE PAGAMENTO


VALOR  DO REGISTRO: R$150,00

O pagamento deve ser realizado pela modalidade "pix" a partir dos dados discriminados abaixo:

Chave pix: registroautoral@eba.ufrj.br




2.3 | IDENTIDADE


2.4 | REPRODUÇÃO DA OBRA

A primeira reprodução da obra deve conter a assinatura do(s) autor(es), com reconhecimento de firma em cartório

A reprodução pode ser assinada com assinatura digital, desde que esta seja certificada por uma Autoridade Certificadora (AC) do ICP Brasil.

A primeira reprodução deve ser salva em formato PDF, separada dos demais documentos.


No ato de digitalização da primeira reprodução da obra a imagem perde, muitas das vezes, suas cores, seu formato e sua legibilidade. Para tanto, solicitamos que para este segundo documento seja enviado a reprodução da obra, sem assinatura, em formato digital e em boa resolução, a fim de ser inserida no certificado do registro.

A segunda reprodução deve ser salva em formato PDF, separada dos demais documentos.


2.5 | PROCURAÇÃO



3. PARA ONDE E COMO DEVEM SER ENVIADOS OS DOCUMENTOS?


Os documentos devem ser enviados separados e em formato PDF para o correio eletrônico registroautoral@eba.ufrj.br .

Para cada solicitação de registro deve ser enviado um e-mail com a documentação solicitada. Caso haja mais de 10 solicitações, podemos receber todas em um mesmo e-mail, contudo cada solicitação deve ter sua documentação disposta em apenas um único PDF.

Em até 14 dias o requerente receberá um e-mail de confirmação do setor com informações sobre as próximas etapas do processo.